6 de fev. de 2016

Os Dez Mandamentos e os crentes santarrões.


Há muito tempo que esse assunto ta engasgado na minha garganta. Se você não sabe, a rede Record exibiu há uns meses atrás uma novela baseada na bíblia, mas especificamente no livro de Êxodo que conta a história de Moisés, aquele que por muitos só é conhecido por ter aberto o mar vermelho para o seu povo passar. 
Pois bem, quando a novela estreou , foi um auê, por um motivo: na mesma semana (me corrijam se estiver errada) a globo ia lançar uma novela cujo nome era Babilônia, claro que veio os crentes "puros e santos" boicotar a novela e incentivar as pessoas a assistirem Os 10 mandamentos ou desligarem a tv.

Minha mãe e eu preferimos ver a novela da record, afinal, ela é uma novela baseada, eu fiquei muito feliz em saber que finalmente iam falar de um assunto bíblico na tv brasileira. Seria tudo lindo se não houvesse aqueles que se acham superiores e não parassem de criticar a dita cuja. 
"essa novela foge da realidade bíblica" "nem devia ser esses atores, eles nem são cristãos, só pensam no dinheiro que vão ganhar" "logo no canal do Edir Macedo...isso só visa dinheiro" e blá blá blá
A pergunta que tenho a fazer é: vocês que criticaram tanto a novela, seguem todos os mandamentos? Conhecem a vida e o carater de todos os atores que fizeram a novela?  E o que estão fazendo pra evangelizar? Sim, o que estão fazendo? 

Vamos para os fatos, hoje em dia ninguém segue todos os mandamentos descritos em Êxodo 20. Se você não conhece, vou deixar aqui abaixo pra conhecer:

1-Não terás outros deuses diante de mim.
2-Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3-Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
5-Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6-Não matarás.
7-Não adulterarás.
8-Não furtarás.
9-Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10-Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:3-17


Analise sua vida, você tem colocado outras coisas acima de Deus? Tem xingado a sua mãe ou seu pai, gritou com eles? Cobiçou algo que não é seu? Julgou alguém sem antes conhecer? Pegou a caneta do amigo emprestado e não devolveu? Ta trabalhando no sábado? Ta adorando outras imagens? Quantas vezes você pronuncia Deus durante o dia?  
Pois é, todos somos perfeitos a ponto de obedecer a risca todos os mandamentos ne?! Ah, não...todos somos pecadores e carecemos da Graça!! (Romanos 3:23-24) 
E só lembrando que não estamos mais de baixo da lei, mas sim da Graça de Deus.

Esse post não é pra defender o Edir Macedo, nem pra criticar ninguém, e sim, pra colocar uma coisa na cabeça de vocês: parem de criticar e ajam mais! 
Ta incomodado com a novela porque supostamente ta distorcida da bíblia? Então porque não levanta a bunda do sofá e não vai pregar a VERDADE? 

Entendam uma coisa, Deus usa as coisas loucas do mundo pra confundir os sábios (1Coríntios 1:27) e usa quem ele quer do jeito que ele quer. Ouvi algumas histórias de pessoas que só tiveram o primeiro contato com Deus através dessa novela, e a culpa disso é de quem, do Edir Macedo, de Deus? Não, a culpa a sua! Se você tivesse evangelizando, as pessoas não teriam seu primeiro contato através de uma novela, então me faz um favor, não critica se você não ta fazendo nada pra mudar essa situação. 

Como eu disse anteriormente, não to aqui pra criticar e nem defender ninguém, é só pra falar o que penso. Espero não ter ofendido ninguém. 

Fiquem com Deus, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário