30 de abr. de 2015

Cronograma Capilar




 Olá, como estão?
Já ouviram falar do Cronograma Capilar? Sabem pra que serve? Cronograma capilar é uma "planilha" de cuidados que você tem que ter com o cabelo, incluindo a Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Os três juntos evita que seu cabelo danifique, ou recupere os danificados o que foi o meu caso. Esse que está abaixo foi o primeiro cronograma que fiz e o que deu certo pra mim:


 Você pode fazer esse mesmo que está ai, mas antes de fazer avalie o seu cabelo e veja o que ele mais necessita. "Ah mas só posso fazer o cronograma se meu cabelo estiver danificado?" Não! Se você não usa nenhum tipo de química, faça pra manter seu cabelo saudável;melhor prevenir do que remediar ne?! Vamos conhecer cada passo do cronograma e como fazer:

Hidratação: O cabelo com o tempo e/ou com os processos químicos perde a umidade natural, ou seja perde a água que o mantem hidratado e é por isso que ele fica ressecado, opaco e sem vida. Fazer hidratações constantemente ajuda a manter essa umidade. Por isso sempre tenha um creme ou máscara de hidratação a sua disposição. Aqui no blog tem uma hidratação muito boa pra cabelos ressecados, se você não viu é só clicar aqui .

Nutrição: A palavra por si só faz você ter uma noção do que seja néah. Nutrir os cabelos é "alimenta-lo" com nutrientes. Lembrando que o cabelo é feito por células mortas por isso não sentimos dor quando o cortamos e mesmo que o problema seja somente nas pontas você deve fazer o processo pela raiz ok?! Essa nutrição é feita através da Umectação que é passar generosamente óleos vegetais (azeite, óleo de coco, óleo de rícino, aloe vera...) na raiz e comprimento dos cabelos. Caso você não tenha algum óleo vegetal em casa ou não queira usar, no meio dos cosméticos existe uma imensa variedade de máscaras que tem essa função, é só escolher a sua, mas eu prefiro os óleos, são mais fáceis de se encontrar e tem um resultado mais rápido e saudável. Em breve eu falarei mais sobre esse assunto. ;)

Reconstrução: Nada mais é do que reconstruir a fibra capilar e deixa-lo mais forte, embora eu já tenha dito que o cabelo é uma célula morta o cabelo se reconstrói sim, só que da mesma forma da nutrição, a reconstrução deve ser feita pela raiz. Bom na hidratação o cabelo ta com falta de umidade, na reconstrução de nutriente e na reconstrução de proteínas; As proteínas hidrolisadas (queratina, arginina, cisteína...). Existem muitas máscaras que contém uma ou mais dessas proteínas; você pode usar a queratina líquida, é muito fácil de encontrar nos supermercados e farmácias, tem também em gel ou em creme, basta escolher a que achar que vai funcionar pra você. Uma outra forma de reconstrução é a Reconstrução ácida que já foi falado nesse post . Obs: A queratina ou qualquer outra proteína hidrolisada são muito fortes, então não as use constantemente,no minimo a cada 15 dias. Usadas em excesso podem ter um efeito contrário e deixar seu cabelo fraco e quebradiço.

 Durante os dois primeiros meses eu fazia o cronograma exatamente como mostrado acima, mas logo no primeiro mês eu já notava bastante diferença e aos poucos fui reversando os processos e diminui o passo de reconstrução, agora faço somente uma vez por mês. Olhe pro seu cabelo, aprenda a entende-lo e veja do que ele mais necessita e mãos a obra, mas também não queira que seu problema se resolva como num passe de mágica ta, porque não vai! Tenha paciência faça tudo direitinho e logo terá um cabelo saudável novamente e quando isso acontecer não se descuide, afinal ele vai voltar a ter os mesmo problemas de antes e não é isso que você quer. Boa sorte pras meninas que vão tentar a recuperação dos fios com o cronograma e pras meninas que só querem mante-lo saudável. Não faça nenhum dos passos em excesso, tudo em excesso faz mal.  

      Big beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário