25 de jul. de 2019

Aromaterapia: Conhecendo os óleos essenciais

Esse é o primeiro post sobre uma nova série que teremos aqui no blog: Aromaterapia

Antes de falar sobre as diferenças entre os tipos de óleos apresentados no título, vou fazer uma breve explicação sobre o que é a Aromaterapia.


Aromaterapia é a utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa



Usar óleos no tratamento de doenças, ou apenas para aliviar tensões e ajudar no relaxamento, é uma arte milenar. A exemplo temos os egípcios que usavam misturas de óleos para tratar de maus da saúde, ou apenas para relaxamento.

Bom, não vou me aprofundar muito nisso, com os textos que vem a seguir, isso ficará mais claro, caso haja dúvidas. .

Diferença entre óleo vegetal e óleo essencial


Aqui no blog você já leu sobre o uso dos óleos vegetais nos cabelos. Mas o que ainda não foi falado aqui, é que os mesmos óleos também podem (e devem) ser usados na pele. 

Óleo Vegetal, o que é: São gorduras extraídas de várias partes das plantas, das raízes, caule, polpa, sementes, flores e folhas. Aqui vamos chamar esses óleos de carreadores.

Os óleos vegetais se tornaram queridinhos, principalmente pela área da cosmética. O óleo de coco, o mais famoso, se tornou febre por causa de seus benefícios para a saúde, no auxílio do emagrecimento, e por ser ótimo para os cabelos. 

 Existe uma infinidade de opções, umas mais acessíveis que as outras. 
Como nosso foco aqui é falar da Aromaterapia, não vou me estender muito nessa parte.

Leia também: Cronograma Capilar
                       Umectação Capilar
                       Óleo de Rícino (Mamona)

Óleo essencial o que é: Os óleos essenciais são o resultado da extração – geralmente por destilação – dos componentes voláteis das diversas partes da planta e da expressão do pericarpo de espécies cítricas. São relativamente fluidos, têm natureza extremamente volátil, possuem alguma coloração (em sua grande maioria), são insolúveis em água e relativamente solúveis em álcool. Embora recebam o nome de “óleo”, não têm exatamente a viscosidade e coloração tradicionais que o termo leva a pensar. (fonte: Prime cursos)

Os óleos essenciais são extremamente concentrados, e por esse motivo não podem ser usados diretamente na pele.

Benefícios: Os aromas dos óleos essenciais afetam diretamente a mente e o corpo físico. Por ser um óleo mais concentrado do que os vegetais, sua ação acaba sendo mais eficaz em alguns casos. 

Como dito antes, por ser um óleo muito concentrado, seu uso direto na pele só pode ser feito com a ajuda dos óleos carreadores (vegetais). Os carreadores servem de base para esses óleos agirem de forma direta, sem causar algum tipo de irritação ou sensibilidade na pele. 

Formas de uso: 
  1. Massagem
  2. Nebulização
  3. Difusão
  4. Banho aromático
  5. Compressa
  6. Pedilúvio aromático
  7. Inalação direta
1-Faz-se uso de massagens com óleos essenciais quando se pretende redução do estresse, relaxamento muscular, estímulo à circulação, tratamentos depurativos, analgesia local, etc.
2-A nebulização é feita através de um nebulizador. Basicamente, o óleo é diluído em um recipiente com água em temperatura ambiente em uma bombinha que espalha micro-gotículas no ar.
3-Assim como a nebulização, o óleo é evaporado no ar. Existe alguns tipos diferente de difusores no mercado, como os elétricos e os difusores pessoais. (em outro post vamos falar com mais detalhes sobre eles)
4-Consiste em banho numa banheira, com a água na temperatura de 30ºC, acrescentando algumas gotas de óleo essencial. 
5-São indicadas para o tratamento em alguma área específica do corpo. Podem ser frias ou quentes. Consiste em diluir 3 a 6 gotas de óleo em 1/2 de água em um recipiente, onde se mergulha uma compressa de gaze.
6-Nada mais é do que um escalda pés.É o banho de imersão dos pés em um recipiente com água quente e óleos essenciais. 
7-Consiste na absorção direta do óleo volatizado. É indicado para casos de afecções de vias respiratórias e da pele, e para uma rápida alteração do estado emocional. Pode ser feito através de um banho de vapor facial ou inalação a seco.


Embora os óleos essenciais tenham todos esses benefícios, deve-se levar em conta que é preciso ter um certo cuidado na utilização, pois cada óleo apresenta um componente diferente e cada qual, age de forma diferente, de diferentes formas. 

Os óleos cítricos, como de limão, podem causar fototoxidade, que pode causar queimadura na pele, manchas escuras e até câncer.
Alguns causam efeitos psicotrópicos, como o óleo de noz moscada que possui dois químicos de potencial alucinogênico. 
Também deve-se ter cuidado com envenenamentos. É raro de acontecer, porém, já foi registrado casos com o uso do óleo de eucalipto, cânfora e noz moscada. Mantenha as crianças e animais longes dos frascos que contêm óleos, e evite ingerir algum deles.
Não podemos esquecer que os óleos, assim como qualquer outro produto, pode causar algum tipo de irritação alérgica ou queimaduras, nesse caso podemos citar o óleo feito da casca da canela.

No próximo post vamos conhecer alguns tipos de óleos essenciais, suas propriedade, benefícios e formas de uso.

E ai, já conheciam os óleos essenciais? Comentem sobre o que acharam, como usam ou se tiver alguma dúvida, vou tentar responder da melhor forma possível. 

Beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário