20 de jan. de 2021

Método Bullet Journal: o que é e como iniciar um.

 Oi oi gente! 

Quem tem algum tipo de ansiedade com certeza vai se identificar comigo quando digo que organização é tudo!

Usar agendas e planners tem me ajudado muito a organizar minha vida, tanto pessoal, profissional e acadêmica. Me ajuda a evitar "surpresas" ou procratinação. 

Nem tão recentemente conheci o método bullet journal, também conhecido por diário em tópicos ou bujo. Assim como uma agenda ou planner, ou bujo tem como função ajudar na organização do dia a dia, mas tem um que a mais: a arte. 

bullet journal o que é


Como o bullet é todo manual, te da a liberdade de personalização. Você pode fazer de forma simples, ou mais caprichado com desenhos, figuras, adesivos e fotos. A ideia, é ajudar a se organizar e relaxar, já que além de estar planejando tudo, você também vai usar sua criatividade. 

O melhor desse método com certeza, é o fato de não precisar ser tudo tão "certinho". Não precisa ter tudo que se encontra em uma agenda, por exemplo. Podendo incluir somente o que será oportuno na sua rotina. Eu particularmente, não acho necessário a visão mensal, pois prefiro planejar a semana com mais detalhes. 


Algumas dicas do que você pode incluir no seu bullet journal:

-Visão mensal

-Sua semana (onde você separa por dias e inclui as tarefas)

-Aniversários

-Logins e senhas

-Rotina de exercícios físicos

-Lista de livros/ filmes/ séries

-Quadro de finanças 

-Algum projeto profissional ou pessoal

-Calendário dos meses

-Espaço para fotos de momentos especiais


ideias para bullet journal
Ideias para bullet journal

Ao contrário do que muitos pensam, não precisa ter um material específico para produzir o seu diário em tópicos, com coisas que você já tem em casa da pra produzir. Basta ter um caderno, lápis e caneta, o resto, deixa por conta de sua criatividade. Afinal, da pra usar canetinhas, lápis de cor, fitas coloridas, adesivos personalizados ou não. Não tem regra e nem límite. Aliás, a única regra aqui é ser livre. 


Criei uma pasta no pinterest cheia de ideias para te inspirar. Clica aqui e se inspire a vontade! Ah, não esquece de me marcar na foto do seu bujo no instagram eim, vou adorar ver. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário